19 de agosto de 2009

Como colocar franja em cachecol

1 -
http://www.bananacraft.com/blog/danicrafts/2008/06/10/como-colocar-franja-em-cachecol/
2 -
http://pontosepontos.blogspot.com/2006/07/franja-diferente.html

Como colocar franja em cachecol

Informações de copyright no final do post

Dia dos namorados chegando, friozinho soprando lá fora… clima mais do que perfeito para um cachecol quentinho. E cachecol que se preza tem que ter franjas, lépidas e faceiras. Siga o tutorial abaixo e você verá o quanto é fácil! Ah, mais uma vez, as mãozinhas de D. Leda, minha mãe e experiente colocadora de franjas, são as que aparecem nas fotos.

Para começar, tricote o seu cachecol – de crochê também vale! O que você vê nas fotos é bem pequeno, porque fiz para uma menininha fofa que, dia desses, me disse que só tinha dois cachecóis. Para aumentar o guarda-roupa dela, fiz um lilás com roxo. As franjas são do tom mais claro.

Lã escolhida, você vai precisar de uma agulha de crochê – para puxar os fios, de uma tesoura e de um livro pequeno ou bloquinho – para enrolar a lã e cortar os fios todos do mesmo tamanho.

Minha mãe escolheu O Alienista, de Machado de Assis, para ajudar na tarefa de medir a lã, para que todos os fios da franja tenham o mesmo comprimento. Além disso, é muito mais rápido cortar assim, todos juntos.

Você enrola várias vezes a lã no livro. Em seguida, corta numa das laterais.

Em seguida, vai separando os fios. Eu optei por colocar fios de cada vez. É importante prestar atenção para o fato de que cada fio vai ser dobrado ao meio – o que significa que a franja terá seis fios no total.

Com os fios separados, veja se a quantidade é suficiente para toda a barra do cachecol. Dobre cada trio de fios ao meio e coloque em cima da barra, como na foto abaixo. No meu cachecol, usei seis grupos, cada um com três fios dobrados ao meio.

Agora vem a parte mais chatinha: usar a agulha de crochê para puxar os fios. Como a lã é grossa, a tendência é que nem todos os fios venham juntos. Mas seja paciente e refaça sempre que não ficar certinho, porque o resultado final compensa.

Depois que você puxar os fios com a agulha, use os dedos para passar a ponta dos fios por dentro deles mesmos, como na foto abaixo. Vai ficar uma espécie de nó.

Puxe bem e aperte firme, para ele não soltar na hora de usar. Comece pelas pontas e depois vá distribuindo no meio, de modo que fique um espaçamento correto.

Pronto! Sua franja já vai estar no lugar. Agora é só aparar algum fio meio rebelde que teimou em ficar mais comprido que os companheiros. O resultado final você confere na foto lá de cima!


FRANJA DIFERENTE

http://pontosepontos.blogspot.com/2006/07/franja-diferente.html


fazer_franja por você.

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.