17 de agosto de 2009

APRENDENDO A FELTRAR

http://ofiodameada.blogspot.com/2006/06/aprendendo-feltrarupdate.html

APRENDENDO A FELTRAR(update)...


...Com a chegada do frio nos animamos a trabalhar com lã!
E como tenho recebido vários pedidos de como é feita a feltragem,resolvi fazer um post específico sobre o assunto.
Feltrar significa transformar uma peça de tricô comum(!) em um tecido grosso,compacto e(segundo dizem) à prova dágua.O resultado final compensa o trabalho que dá.Então,vamos aprender a feltrar!!
Antes de mais nada aí vão algumas
DICAS:

-a peça tem que ser feita com lã 100%.Acrílico não feltra,nem algodão,poliamida,etc.Aqui no Brasil a lã mais adequada é a Paratapet,da Pingouin.Mas podem ser feitas misturas com fios que tenham alguma composição com lã( por ex.: Giorgio,da Aslan;Acalanto,da Cisne;Botonê e Sedificada,da Pingouin;Firenze e Colorato,da Linea Itália;dentre outras-dicas da Grace),que dão um efeito bastante interessante.
-lãs muito claras(branco,cru)feltram menos que as mais escuras.
-a peça tem que ser feita num tamanho muito maior,pois encolhe quase a metade na altura e 20 a 30% na largura.
-use agulhas 8 , 9 ou 10.
-não adianta fazer pontos trabalhados,porque depois de feltrado não aparece.Mas um trabalho em jacquard ou bordado sobre o tricô fica lindo feltrado,pois parece que foi pintado.Faça ponto meia ou tricô.Além de fáceis são os mais adequados.
-coloque as alças antes de feltrar(se forem de lã,óbvio),mas não dê o nó,para poder regular o tamanho delas DEPOIS da feltragem.
-na máquina de lavar coloque a peça junto com umas peças de roupas pesadas(toalhas,jeans),sabão em pó(não me perguntem porquê,mas todos os tutoriais que eu li a respeito diziam que tem que colocar),e deixe o ciclo completo.Pode interromper o ciclo para checar a quantas anda o processo.Não tem problema a máquina ter abertura frontal,o efeito é o mesmo.
-não aconselho feltrar à mão,pois é muito cansativo e literalmente acaba com as mãos.Toda(o)s que tentaram desaconselham.
-não se assustem com a cor da água.É normal soltar tinta.

-o0o-

MÉTODO TRADICIONAL

Depois da peça pronta e costurada,coloque-a dentro de uma fronha velha, e amarre bem para que o tricô não saia de dentro durante a lavagem.Na máquina de lavar roupas,coloque sabão em pó,água quente(se tua máquina não tiver água quente-como a minha-aqueça a água em panelas e coloque na máquina junto com a fria.Aquece menos do que deveria e todo o processo tem que ser repetido mais vezes.),as peças de roupas pesadas,o tricô dentro da fronha amarrada,e deixa bater o ciclo completo(inclusive a centrifugação).Retira e vê se feltrou o suficiente:a aparência tem de ser a de um tecido de lã bem compacto).Se não,repete todo o processo novamente,até ficar como deve ser.

-o0o-

MÉTODO (FÁCIL) DA SHIRLEY

Seguindo a dica da Shirley(que eu confesso não ter levado muita fé a princípio,mas não custava tentar),o trabalho é menor(visto que minha máquina de lavar não tem água quente) e o resultado apareceu já de primeira!
É o seguinte:Coloca um panelão de água prá ferver(no meu caso foi um superbalde de metal que eu tenho).Quando ferver desligue o fogo.Coloque a peça a ser feltrada dentro de uma fronha e feche(amarre) a abertura.Coloque na água fervente por cerca de 20/25min.Enquanto a peça fica "de molho",coloque a máquina de lavar roupas prá encher(pode ser meia carga),ponha sabão em pó,e uma ou duas peças de roupas pesadas.No fim do tempo do prazo,com cuidado(pois a água está fervendo!),retire a peça da panela(balde),de preferência com uma bacia debaixo prá não fazer muita "caca" e coloque na máquina prá lavar no ciclo longo(roupas pesadas).Deixe o ciclo completo,com centrifugação e tudo.
O resultado é o mesmo do outro método,só que não precisa lavar 2 ou 3 vezes seguidas,e a lã fica bem macia ao toque.

-o0o-

MÉTODO (TERAPÊUTICO)DA MIRIAN

Segundo a Mirian:
...Encolheu bem e minha técnica de feltragem deu certo...no banho..rsrs coloquei num baldinho e com a água quente do chuveiro fui feltrando ...até que cansei e enquanto tomava banho fiquei amassando ela com os pés...kkkk parecia que estava amassando uvas...rsrsrs, mas deu certo...e ficou lindinha....

-o0o-

Depois de ter feltrado com qualquer um dos métodos acima,a bolsa tem que secar enformada.Use como fôrma caixas de papelão(forradas com plástico),caixas plásticas,sacolinhas plásticas,ou qualquer coisa que tenha a forma que quiseres prá tua bolsa.Deixa secar totalmente.Termine de arrumar as alças.

E podes sair por aí desfilando de bolsa nova!!