31 de agosto de 2009

Tipos de lãs

http://www.superziper.com/2009/08/tipos-de-las.html

Aqui vai um resumo dos tipos de fibra e suas características. Incluí os nomes em Inglês para dar aquela força pra ir atrás de receitas via Google e Ravelry. As fotos dos bichos estão nos links, sugiro clicar sem medo, só tem bicho fofo ...


* Lã (Wool): É a tradicional lã de carneiro, que pode ser de diferentes raças. A Merino, por exemplo, é uma raça de carneiro nobre, que oferece uma fibra super fina, térmica e macia. Um ponto negativo é que as peças de Merino têm uma certa tendência formar bolinhas com o atrito. Mesmo assim recomendo, eu tenho um suéter de merino que adoro pois é muito macio e confortável de usar.

*Alpaca: É a fibra que vêm de um animal parecido com a lhama, que lembra um camelo peludo. Peças de alpaca são ótimos isolantes térmicos. Recomendado para toucas, luvas e cachecóis, porém Alpaca pura pode ser muito quente para um blusa. Neste caso acho melhor usar um fio misto de alpaca e lã.

*Mohair: Feita do pêlo de cabra cuja raça se chama Angora (não confundir com o coelho Angorá). O mohair da cabra adulta pode pinicar um pouco em contato direto com a pele então procure evitá-lo em cachecóis. Fica muito bem para cardigans. Além do tricô, o baby mohair é ainda uma opção bastante popular de cabelo para customização de bonecas.

*Cashmere: Também vêm das cabras, porém do pêlo da barriga das cabras da raça Cashemere. É um fio de luxo, a peça tricotada com cashmere fica extremamente macia e igualmente cara. Uma opção mais econômica é usar um fio que seja misto de cashmere e lã.

*Angorá: Lembra daqueles suéteres felpudos super populares nos anos 50 ? Grande chance de serm feitos com a fibra de coelho angorá. É fina e macia e peluda, parece cabelo de bebê.

*Seda (Silk): A fibra é um longo filamento produzido pelo bicho da seda. Seda pura é bem cara mas existem fios mistos de seda que são mais em conta.

*Algodão (Cotton): Fibra vegetal (olá tricoteiras veganas !) que vira um fio leve, macio e absorvente. Vale lembrar que o algodão puro possui pouca elasticidade e que o tricô com fio de algodão mostra mais defeitos na trama que as outras fibras. Reserve para quando tiver mais prática.

*Acrílico (Acrylic): Nome chique ? Fibra sintética feita de polipropileno. Na real ? Lã de plástico. Brincadeiras a parte, no atual mercado brasileiro 90% dos fios levam algum acrílico na composição. Tem seus prós e contras. A gama de cores é bem grande, é ótima opção para roupas de criança (fácil de lavar à máquina), barata para inciantes e para projetos mais experimentais. Todos os projetos que mostramos nos Zipervideos básicos de crochê foram feitos com fio acrílico. Mas podem ser ásperos, dependendo da remessa. Já usei fios 100% acrílicos que faziam até um certo 'barulhinho'. Squeak!

* Poliamida (Polyamide): Também conhecida como Nylon. A primeira fibra têxtil sintética criada em 1935 pela Du Pont. É bem macia e apresenta um toque 'gelado'. É muito usada em peças para esporte, lingerie, meias, etc.

E não acaba aí. Existem ainda lá fora fibras novas como a de Bambu (pura ou mista com lã) e, acreditem, feitas de pêlo de cachorro e gato. Tem cachorrinho ? Como disse Elisa, você pode estar perdendo uma fortuna. Qual será a próxima fibra a ser inventada ?

Não sei se vocês também são assim mas a primeira coisa que faço ao escolher uma lã pra projeto é olhar a composição. Antes mesmo de escolher a cor. A grande maioria é fio misto e o precentual é que vai indicar a fibra predominante na composição.


Blogged with the Flock Browser